top of page

É comum observarmos a relação entre juventude e violência no discurso do senso comum e das instituições formadoras de opinião. As manifestações que vêm ocorrendo nos últimos tempos no Brasil trazem à tona esta associação de modo bastante claro, quando rotula os jovens como vândalos, como nossos novos algozes, perturbadores da ordem pública.


É evidente que há uma vulnerabilidade dos jovens quando o tema é violência, seja por conta dos altos índices de homicídios, ou por conta do aumento das taxas de encarceramento de indivíduos advindos deste grupo. No entanto,  sabemos que tal tipo de relação, apesar de pertinente por um lado, também repercute de modo perverso, quando caracteriza os jovens como sujeitos instáveis e incompletos, sendo, por isso, vistos como mais perigosos.


Discursos como estes acabam definindo os jovens pela perspectiva da falta, aprofundando a estigmatização e trazendo consequências práticas concretas, como por exemplo, a militarização da polícia e a policialização da sociedade.
 
É sobre este tema que Luiz Eduardo Soares, autor de livros como Elite da Tropa, Meu Casaco de General e Cabeça de Porco, vem conversar conosco, a partir de perguntas que serão preparadas por vocês, alunos e professores da Escola SESC, e pelas escolas públicas parceiras.

 

A mesa redonda integra a programação da Literópolis 2013.

 

 

Palestrante: Luiz Eduardo Soares

Dia: 29 de outubro

Horário: 14h

Local: Biblioteca Escola Sesc

 

 

Mesa redonda:

Juventude e Violência no Brasil contemporâneo

LUIZ EDUARDO SOARES formou-se em Literatura, na PUC-RJ, e construiu sua carreira combinando produção literária e dramatúrgica com docência, obras acadêmicas e gestão pública. É mestre em Antropologia, doutor em ciência política com pós-doutorado em filosofia política. Foi secretário nacional de segurança pública (2003) e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ (1999/março 2000). Colaborou com o governo municipal de Porto Alegre, de março a dezembro de 2001, como consultor responsável pela formulação de uma política municipal de segurança. De 2007 a 2009, foi secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu (RJ). Em 2000, foi pesquisador visitante do Vera Institute of Justice de Nova York e da Columbia University.Tem vinte livros publicados, entre eles o romance Experimento de Avelar, premiado pela Associação de Críticos Brasileiros em 1996, e Meu Casaco de General, finalista do Prêmio Jabuti em 2000. Foi professor da UNICAMP e do IUPERJ, além de visiting scholar em Harvard, University of Virginia, University of Pittsburgh e Columbia University. É professor da UERJ e coordena o curso à distância de gestão e políticas em segurança pública, na Universidade Estácio de Sá.

 

bottom of page